A terra do fogo que não tem nada de fogo.
- Giulia Marques
- 14 de dez. de 2016
- 4 min de leitura
OOOOOI GENTE!
Hoje vamos falar de viageeeeem!!! Para ser mais exata sobre Ushuaia, na Argentina, a capital da Província da Terra do Fogo. Seu nome (Ushuaia) vem da língua indígena Yagan, que significa Baía Profunda (Fundo + Baía), e seu pronunciamento vem do castelhano.

Como maioria das terras aqui da nossa linda America do Sul, Ushuaia era habitada pelos "indígenas", até a chegada dos nossos amigos Europeus, em meados do século XIX, como suas missões para catequização indígena, assim com as doenças trazidas juntamente com os Europeus, meio que exterminaram os amiguinhos que já estavam aqui. De inicio foi construído um presidio, já que era um local "impossível" de fugir, por causa da baixa temperatura, mas com o tempo acabou que foi sendo desenvolvida uma cidadezinha em volta e então surgiu Ushuaia. Depois do termino dos serviços no presidio, ele recebeu uma infraestrutura para ser um museu e conta a historia da cidade, que prevalece aberto até hoje, sendo assim uma das atrações da cidade, mas tendo também o Trem do Fim do mundo, o Lago Escondido entre outros locais magníficos.

Agora vamos para a minha experiencia no Fim do Mundo hehe.
Eu e a minha mãe saímos do Aeroporto de Guarulhos no dia 21/07/2014, em um voo as 02:00h (cedo demais, nem vou colocar a foto de como eu cheguei na Argentina se não vocês levam susto) com escala em Buenos Aires, nosso horário de chegada em Buenos Aires foi as 4:55h, se não me falho a memoria não aconteceu nada de errado no voo, ficamos até as 9:10h em Buenos Aires (EZE), pois esse era o horário do nosso voo para Ushuaia (Sim Ushuaia tem um aeroporto e é uma fofura, todo feito de madeira, simples, e meio bagunçado), chegamos por volta de 12:45h em Ushuaia e fomos para o hotel. Ficamos no Hotel Vila Brescia, que é localizado no centro, assim tendo um fácil acesso a toda a cidade (que é minuscula). Fomos sem nenhum pacote de passeio ou qualquer coisa, então logo providenciamos informações e achamos uma empresa de lá mesmo, que se encontra na terceira rua da cidade e o nome dela que eu e minha mãe acha é Patagônia Argentina. Ficamos lá até o dia 28/07, e o custo total da hospedagem, com café incluso foi de R$ 2920,00. Alguns dias ficamos somente no hotel, por conta de grandes nevascas, que cancelaram alguns passeios, mas do mesmo jeito foi muito bom, só pelo fato de ter uma experiencia incrível que foi ver a primeira vez a neve caindo (Eu já tinha visto neve, mas nunca tinha visto ela caindo)
Primeiro dia:
No primeiro (segundo na verdade, no primeiro a gente apenas conheceu o centro da cidade e procurou a agencia para comprar os passeios), demos sorte por não estar nevando, então conseguimos fazer um passeio bem legal. Ao inicio do dia fomos pegas no hotel por um jeep 4x4, para irmos até o local aonde iriamos ter nossa primeira aventura que foi o passei de trenó puxados por Rusks, que foi a primeira parada do nosso tour, a sensação é maravilhosa, e o mais incrivél é que os animais não são mal tratados, fazem aqui como se fosse uma diversão, e são muito carinhosos, dá vontade de apertar eles e depois tentar por em um potinho e trazer para casa. Após o passeio, fomos em rumo ao nosso almoço já, mas antes paramos na estrada para as "crianças" brincarem na neve (Não aguentei, me joguei na neve e fiz um anjinho, fiquei com a calça jeans toda molhada), depois dessa parada fomos em direção ao nosso restaurante, que era uma casinha no meio do nada, vamos se dizer, que era bem aconchegante, e com uma comida muitoooo boa, acho que foi um dos restaurantes que mais me marcou em todas as viagens. Depois de todos comer continuamos o nosso tour de 4x4, que teve mais algumas paradas e chegamos ao lago Fagnano, aonde fomos privilégiados com um lindo por do sol, com isso terminando nosso primeiro dia e retornando para o hotel.
Segundo e terceiro dia:
O segundo dia a gente não fez nada, quer dizer, demos uma volta pela cidade, mas por conta da nevasca e por ser o dia mais frio do ano lá, nosso passeio foi cancelado e então arriscamos sair para tirar foto na famosa placa da cidade, mas acabamos pegando uma nevasca (mas tiramos a foto), e as fotos foram muito engraçadas, mas valeu por no final ter tomado chocolate bem quentinho e ficar vendo a neve cair da janela do quarto. Já no terceiro nem ousamos a sair muito, só para comprar alguma coisa para comer e voltamos para o hotel e ficamos lá quietinhas.
Quarto dia:
Quarto e último dia de passeio, que acabou sendo bem corrido, pois o passeio que a gente ia fazer em um desses dois dias que ficamos no hotel foi programado para tarde e de manhã íamos para o passeio do Trem do Fim do mundo, mas no final deu tudo certo, assim de manhã fazendo o passeio do trem do fim do mundo, que faz a gente se sentir em Nárnia ou no Expresso Hogwarts, assim para quem gosta de livros, tudo virar mais encantador ainda. No final da tarde realizamos o tão adiado passeio ao Farol do Fim do Mundo, aonde navegamos até uma ilha que só tem esse farol e mais nada (na verdade um vento que quase leva a gente junto), mas até a chegada nessa ilha passamos em uma ilha aonde tinha um monte de Leões Marinhos. No final acabei ganhando uma bandeirinha da Argentina, a que estava na ponteira do barco durante o passeio inteiro, e eu a guardo hoje com muito carinho.
Quinto e último dia:
Último dia optamos por ficar pela manhã no centro mesmo e fazer uma visita a antiga cadeia, ou seja o motivo do inicio da colonização de Ushuaia e onde hoje é um museu, como disse a cima. Fizemos o pequeno passeio e compramos as lembrancinhas e algumas coisas para nós mesmas e voltamos para o hotel para arrumar nossas coisas, já que a tarde iria ser o nosso voo para El Calafate iria ser de tarde (Em outro post irei falar sobre El Calafate).

Bom gente foi isso a minha viagem para um dos lugares que mais me marcou, Ushuaia, recomendo muitoooo ir para lá, pois vão ser experiencias que você vai guardar para a sua vida inteira.
Até a próxima, beijinhos ;)
Comentários